Imprensa / Notícias Simplas
19/09/2019

Simplás terá sete empresas associadas expondo na Mercopar 2019

D´Zainer, Kaballa, Perfilmaq, Plasmosul, Plastiline, Soprano e Sulbras participarão do Espaço Bom Negócio, organizado pelo APL-MMeA. Além de estande institucional, sindicato também terá palestra sobre Materiais Inteligentes

Sete empresas associadas do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) estarão entre as expositoras da Mercopar 2019 – de 1º a 3 de outubro, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). D´Zainer, Kaballa, Perfilmaq, Plasmosul, Plastiline, Soprano e Sulbras participarão do chamado Espaço Bom Negócio, organizado pelo Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo (APL-MMeA) da Serra Gaúcha. As empresas associadas ao Simplás (em dia com a contribuição associativa) têm direito a subsídio no valor do investimento. Os interessados em participar do Espaço Bom Negócio podem buscar mais informações pelo email apl@aplmmea.org.br e telefone  (54) 3218.8022 ou email eventos@simplas.com.br e fone (54) 3013.8484.

A área de 564m² estará localizada no Pavilhão 1, próximo ao Projeto Comprador e, também, ao Espaço de Inovação. O estande coletivo estará dividido em seis espaços temáticos, de acordo com o mercado que a empresa deseja prospectar na feira: Automotivo, Energia, Serviços, Tecnologia, Agrícola e Utilidades. Cada espaço conta com 10 estandes, personalizáveis, e que permitem a instalação de um balcão ou um mostruário de vidro, conforme a necessidade da empresa. Dos 60 estandes disponíveis, até o momento, 46 já estão ocupados.

O Espaço Bom Negócio oferecerá um ambiente denominado Arena Bom Negócio, que servirá como um espaço para palestras de temas relevantes e, também, para exposição e pitchs das empresas participantes. Esse mesmo espaço contará com um lounge, um ambiente destinado a aproximação entre os expositores e seus convidados.

Na Mercopar 2019, o APLMMeA conta com patrocínio da Caixa e dos sindicatos Simplás, Simecs e Simme e da empresa Bitcom, além de 15 apoiadores: ACI Santa Rosa, ACI Panambi, APL Automação e Controle, APL Pós-Colheita, CIC Caxias do Sul, CICS Farroupilha, RS Garanti, Centro Empresarial de Flores da Cunha, Microempa, Mobi Caxias, Polo de Moda, Sebrae, Senai, Trino Polo e UCS.

A 28ª edição da Mercopar é realizada pelo Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

 

Polo plástico com diversidade de soluções

Além de marcar presença com as empresas representadas, o Simplás também participará de uma das principais feiras industriais da região com um estande institucional. Oportunidade para apresentar os benefícios da associação à entidade para os empreendedores e os impactos educativos e sociais do projeto Plástico do Bem.

“A Mercopar é um evento importante para toda a economia da região e do Estado, porque conecta empresas de diferentes segmentos com novidades e oportunidades. O Simplás se engaja neste momento como referência de um polo de transformação plástica que está entre os três maiores do Brasil em número de empresas instaladas e entre os cinco que mais geram empregos no país. Parte das mais de 400 empresas representadas pelo sindicato estarão também mostrando sua tecnologia e inovações”, afirma o presidente do Simplás, Gelson de Oliveira.

Entre as expositoras, a D´Zainer (dzainer.com.br) desenvolve e produz rodízios, rodas, componentes plásticos e sistemas de movimentação para os segmentos moveleiro e industrial. Também é fabricante das caixas plásticas D´ZainerBox para inúmeras aplicações. E se mantém há uma década como marca mais lembrada do segmento no Prêmio Top Mobile.

Já a Kaballa (kaballa.com.br), referência nacional em seu segmento, é atualmente uma das únicas empresas no Brasil a fabricar utilidades domésticas 100% em acrílico, sem utilizar materiais similares, garantindo qualidade, elegância e identidade únicos aos produtos.

A Perfilmaq (perfil-maq.com.br) atua há cerca de 20 anos no desenvolvimento e fabricação de perfis de deslizamento e desgaste em UHMW e PEAD.

Com ferramentaria própria, a Plasmosul (plasmosul.com.br) trabalha com injeção de peças plásticas de médio e grande porte, moldagem de peças no processo de vacuum forming, peças em fiberglass, projetos técnicos, serviços de ferramentaria e modelaria, além de testes e tryout de matrizes de injeção para os segmentos automotivo, de transporte de pessoas e cargas, refrigeração, agrícola e embalagens, entre outros.

Desde 1991, a Plastiline (plastiline.com.br) desenvolve e produz embalagens plásticas para os segmentos alimentício, de higiene, clínico-hospitalar, metalmecânico, industrial e agrícola com alta tecnologia e mão de obra especializada.

A Soprano (soprano.com.br) completa em 2019 65 anos exibindo um quadro de mais de mil funcionários e um portfólio de mais de 5 mil itens produzidos pela marca para o mercado brasileiro e demais países da América Latina. São sete unidades de negócios: Fechaduras e Ferragens, Materiais Elétricos, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis, Smart, México e Centro América. Com mais de 57 mil metros quadrados de área construída, a empresa conta com 4 plantas de manufaturas, além de 6 centros de distribuição e um escritório de negócios na China.

Especializada no desenvolvimento e construção de moldes e em soluções de peças técnicas e sub-conjuntos de plásticos moldados por injeção, a Sulbras (sulbras.com.br) opera, atualmente, com cinco unidades produtivas instaladas em Caxias do Sul (RS), Sapucaia do Sul (RS), Salto (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE). Os segmentos atendidos compreendem automotivo, eletroeletrônico e de linha branca, preferencialmente em demandas de alta complexidade.

 

Materiais Inteligentes concentram atenções no dia 2, às 18h

Outra atração preparada pelo Simplás para a Mercopar 2019 será a palestra Aspectos Inovadores e Tecnológicos de Smart Materials – também conhecidos como Materiais Inteligentes. A apresentação, dia 2, às 18h, na Arena Bom Negócio, ficará a cargo do diretor do Simplás, pesquisador e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Diego Piazza. A capacidade do espaço é de 20 lugares. Mais informações podem ser obtidas pelo email eventos@simplas.com.br ou pelo telefone 3013.8484.

Embalagens inteligentes, que “conversam” com o consumidor; embalagens ativas, capazes de reduzir o uso de conservantes químicos artificiais nos alimentos; polímeros regenerativos, que se recompõem após os danos. Tintas com princípios antibactericidas, pisos que geram energia, sapatos com ergonomia perfeita. São apenas algumas das aplicações e inovações de altíssima tecnologia que já saíram dos laboratórios para fazer parte da vida de muita gente, ou que ainda farão, no futuro, em destaque no painel promovido pelo Simplás.

“Há muitas inovações em desenvolvimento na Serra Gaúcha, na própria UCS e em muitas empresas, como algumas das associadas do Simplás. A Europa e a China estão trabalhando ideias realmente revolucionárias. Mas temos pesquisas interessantes acontecendo aqui mesmo, que podem agregar muito valor nos processos e produtos e contribuir imensamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da nossa região”, conclui Piazza.

 

Foto: APL-MMeA Divulgação

 

Conheça Nossos Associados