Imprensa / Notícias Simplas
30/05/2018

Simplás orienta empresas que optam à interrupção de atividades por consequência da greve dos caminhoneiros

Sindicatos da indústria e dos trabalhadores já negociaram medidas para compensação por banco de horas e fracionamento de férias

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), que congrega aproximadamente 400 empresas geradoras de mais de 10 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real) está orientando as empresas representadas que optarem pela interrupção de atividades, devido à falta de matéria-prima e condições de escoamento da produção, por consequência da greve dos caminhoneiros. Duas alternativas já foram negociadas e aprovadas junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Caxias do Sul.

Desde a semana passada, o Simplás já vinha recomendando  às empresas do segmento sobre a utilização do banco de horas, previsto na cláusula 24ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018, como instrumento para amenizar e/ou evitar a ocorrência de prejuízos ainda maiores com as deficiências de abastecimento e distribuição. A partir desta segunda-feira (29), e pelo agravamento das mesmas razões, também foi articulada a  facilitação sobre a opção de fracionamento de férias, conforme previsto no artigo 134, parágrafo 1º, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com as alterações introduzidas pela disposição da lei nº 13.467/2017.

Já está disponível às empresas representadas um modelo de formulário para o acordo individual de parcelamento de férias, elaborado pela consultoria jurídica do Simplás.

"Como forma de reduzir os prejuízos, diante do quadro de interrupção das atividades em muitas das indústrias da região, o Simplás buscou estas duas alternativas. Tanto a possibilidade de adoção de banco de horas quanto de fracionamento de férias já estão negociadas com o sindicato dos trabalhadores.", afirma o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Desde segunda-feira (29), várias indústrias do segmento começaram a trabalhar apenas parcialmente ou interromper completamente as atividades, num movimento que deve se estender até quarta-feira (31), véspera do feriado de Corpus Christi.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), pelo número de empresas instaladas, a região concentra o segundo maior polo de transformação de material plástico do país, com estimativa de faturamento anual superior a R$ 3 bilhões.

Foto: Stock Photo

Conheça Nossos Associados