04/06/2019

Simplás ingressa na Semana do Meio Ambiente totalizando 36 escolas incluídas no Projeto Plástico do Bem em Caxias do Sul (RS)

Terceiro núcleo de capacitações envolverá cerca de 6 mil alunos e 600 professores

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) marcará a passagem da Semana do Meio Ambiente de maneira especial em 2019. Com o início da terceira etapa de capacitação, realizada por núcleos, devido à amplitude da rede municipal de ensino de Caxias do Sul (RS), chegará a 36 o total de escolas incluídas no projeto Plástico do Bem. O grupo de 10 instituições soma quase 6 mil alunos e 600 professores.

Ao todo, desde que a iniciativa foi deflagrada no maior município do interior do Rio Grande do Sul, em abril, já foram capacitados 11.087 estudantes e 1.198 professores de 26 escolas (15 no primeiro núcleo e 11 no segundo). A distribuição é feita utilizando-se o mesmo sistema de organização da Secretaria Municipal de Educação (Smed), apoiadora do Plástico do Bem, que conta também com suporte didático do Instituto Brasileiro do PVC e do instituto sócio-ambiental Plastivida.

“A participação é voluntária. Tanto das escolas, quanto de qualquer outra organização ou empresa que queira aderir ao Plástico do Bem. No caso das escolas municipais, adotamos uma operação flexível, para facilitar a vida das instituições participantes. Se alguma tem dificuldades de calendário, em função de agenda interna ou outros compromissos, podemos remanejar as visitas, a fim de contemplar todas com a maior conveniência e o menor transtorno possível. O grande objetivo é levar a Educação Ambiental ao maior número possível de pessoas e assim, promover, também, uma grande transformação econômica e social”, explica o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Nos próximos passos, a capacitação incluirá os núcleos 4 (12 escolas, quase 600 professores e mais de 5,5 mil alunos) e 5 (16 escolas, 600 professores e 5,6 mil alunos). O objetivo, até o fim do ano, é concluir a implantação em todas as 81 escolas da rede municipal de Caxias do Sul, abrangendo cerca de 3,5 mil professores e 35 mil alunos, num público total, considerando-se também a participação das famílias, com apoio em casa, de 140 mil pessoas.

“Estamos promovendo economia circular e Educação Ambiental na prática. Porque precisamos evoluir nesta relação com um produto que é tão benéfico para a humanidade. Quem quiser acompanhar o projeto acontecendo na vida real e principalmente, se integrar e colaborar com a iniciativa, pode procurar o Simplás. O Plástico do Bem só tem começo. Depois de implantado, queremos que passe a fazer parte do cotidiano das pessoas, para que, no futuro, tenhamos uma comunidade mais limpa e mais consciente das suas responsabilidades na destinação correta daquilo que consome”, conclui Lorandi.

Abaixo, confira a lista completa de escolas participantes até o momento. Para saber mais e colaborar com o projeto, procure o Simplás pelo telefone (54) 3013.8484 ou pelo e-mail eventos@simplas.com.br.

Saiba mais

Plástico do Bem é um projeto de Educação Ambiental criado e desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás). A iniciativa capacita educadores para multiplicar informações e conhecimento entre crianças e adolescentes em idade escolar, com o objetivo de conscientizar e estimular a adoção de novos hábitos de separação, limpeza e destinação correta de resíduos plásticos pós-consumo pela população atual e futuras gerações de adultos. Em paralelo, o material arrecadado pelos estudantes e suas famílias nas próprias residências e vizinhanças é reunido e comercializado pelas escolas, e assim, gera renda extra para cada instituição aplicar da forma que considerar mais adequada. O ciclo se completa com a participação de uma empresa recicladora conveniada, que faz a coleta, aquisição, processamento e reinserção de todo o volume na cadeia econômica do plástico.

A parte didática da capacitação de educadores e estudantes conta com a parceria do Instituto Brasileiro do PVC e do instituto sócio-ambiental Plastivida.

Fotos: Vanessa Weber

PLÁSTICO DO BEM EM CAXIAS DO SUL