21/02/2019

Simplás e Festa da Uva promovem ação conjunta de Educação Ambiental

Iniciativa destaca responsabilidade individual na gestão de resíduos. Sindicato fornecerá coletores seletivos e orgânicos e montará exposição sobre descarte incorreto de materiais no Parque de Exposições

De 22 de fevereiro a 10 de março, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e a Festa da Uva convidarão os visitantes a uma reflexão. No acesso próximo ao Pavilhão 2 do Parque de Exposições, uma variada quantidade de resíduos plásticos expostos pelo gramado surpreenderá os visitantes.

Não se trata de lixo de verdade, mas, de uma exposição com propósitos educativos e ambientais. Os idealizadores querem levar o público a refletir sobre o destino dos produtos que consome no dia a dia (e durante o próprio passeio). Para isso, haverá também um outdoor, cuja mensagem questiona a responsabilidade individual na poluição do planeta.

Quem concluir que o melhor é separar e descartar corretamente seus resíduos, não precisará procurar muito pela solução: cerca de 60 coletores para resíduos seletivos e orgânicos fornecidos pelo Simplás estarão espalhados por toda a área do parque, com recipientes separados para plásticos, papéis, metais, vidros e orgânicos. Os kits de coletores incluem ainda um totem com informações a respeito de separação e destinação correta de resíduos pós consumo. A coleta dos resíduos descartados nos coletores ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

E ainda, para reforçar o conceito de Educação Ambiental, uma equipe do Simplás estará à disposição com material informativo no espaço do sindicato dentro do estande coletivo organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, ao longo de todo o período do evento.

No local, também será possível saber mais sobre o projeto Plástico do Bem, iniciativa de educação para a sustentabilidade que estimula práticas ambientais e conecta comunidades escolares e recicladores pelos princípios da economia circular. Já em operação desde 2018, em Farroupilha, gerando renda e novos postos de trabalho, este ano a ideia será implantada em Caxias do Sul.

A proposta do Simplás também contempla os expositores, que serão incentivados a separar a destinar corretamente os resíduos gerados no estande. Quem aderir à ideia poderá ostentar no seu espaço um cartaz identificando a empresa pela responsabilidade ambiental e educação.

“Com estas ações, o Simplás quer deixar um legado de educação na responsabilidade sócio-ambiental para a comunidade caxiense e todos os visitantes da Festa da Uva. Vamos buscar o engajamento do público nas ações de sustentabilidade que serão desenvolvidas no decorrer do evento e promover a educação para a separação e destinação correta dos resíduos para a reciclagem”, explica o presidente do sindicato, Jaime Lorandi.

Fotos: Vanessa Weber

Legenda: coletores de resíduos seletivos e orgânicos fornecidos pelo Simplás e espalhados pela área do Parque de Exposições durante a Festa da Uva 2019

Sobre o Simplás

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) representa mais de 400 empresas de transformação que geram cerca de 9,5 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real), com estimativa de faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), pelo número de empresas instaladas, a região concentra o segundo maior polo de transformação de material plástico do país. E figura entre as cinco maiores geradoras de empregos do setor no Brasil. Em 2019, o Simplás completa 30 anos de fundação.