31/05/2019

Setor plástico, empresariado cristão e dirigentes de universidades e escolas católicas encaminham proposta de diálogo ao Vaticano

Múltiplos setores participaram de reunião em São Paulo (SP), para apresentar à Santa Sé planos de Educação Ambiental e Inclusão Social para combater a poluição

Uma Aliança Global pela Educação Ambiental e Inclusão Social, formada por representantes do setor plástico, do empresariado cristão e de universidades e escolas católicas já vive a expectativa da possibilidade de um Diálogo no Vaticano, para buscar o respaldo da Santa Sé ao projeto, até o fim deste ano. A proposta, inspirada na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, já está de posse de um representante da Santa Sé, desde o dia 17 de maio, após reunião no Hotel Meliá, em São Paulo (SP).

O encontro com o Secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, o francês Monsenhor Bruno-Marie Duffé, contou com participantes de Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica e França, representando organizações de escala nacional, continental e mundial. A iniciativa partiu do empresário Brasileiro Jaime Lorandi, com orientações do Consultor da Segunda Seção da Secretaria do Estado da Santa Sé, Assistente Espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) do Rio de Janeiro, o argentino Monsenhor Osvaldo Neves de Almeida. A proposta do Diálogo no Vaticano será encaminhada ao Prefeito do Discastério, o Cardeal Peter Turkson, por meio do Monsenhor Duffé e do Presidente da União Cristã Internacional de Dirigentes de Empresas (Uniapac), o chileno Rolando Medeiros. A lista completa de participantes da reunião pode ser conferida abaixo.

“O setor plástico tem grande preocupação com as consequências da destinação incorreta dos resíduos pós-consumo e trabalha em muitas frentes para erradicar esta poluição. Com limpeza dos mares, melhorias nos processos de reciclabilidade, ampliação do uso de plásticos biodegradáveis e, naturalmente, Educação Ambiental. Outra grande preocupação que a cadeia econômica do plástico tem hoje é que uma parcela de pessoas está trabalhando em situação muito precária. São os catadores, trabalhadores da reciclagem que vivem em países em desenvolvimento e precisam de condições mais dignas. Queremos solucionar estes problemas sociais e ambientais, porém, não podemos fazer sozinhos. Precisamos de alianças com muitos setores, governos e a sociedade em geral”, explica o articulador do Diálogo Multisetorial, diretor da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e Vice-presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas no Rio Grande do Sul (ADCE-RS / Uniapac-Brasil) Jaime Lorandi.

Sintonia de ideias

Segundo Lorandi, a manifestação de Monsenhor Duffé, nesta reunião, detalhando os princípios sociais e ambientais da Encíclica Laudato Si, emitida pelo Papa Francisco em 2015, revelou grande sintonia com as linhas de pensamento e trabalho do setor – que tem entre suas propostas, por exemplo, a inclusão da Educação Ambiental como disciplina curricular obrigatória desde o ensino básico até o superior, em escala global. E já conta com o apoio de representantes nacionais e internacionais das universidades e escolas católicas.

“É muito positivo constatar que temos pensamentos e posicionamentos comuns. Tudo o que o Monsenhor falou, e com grande propriedade, soou como poesia coerente aos nossos ouvidos e ideias”, comentou Lorandi.

A ocasião também serviu para que Uniapac, Abiplast, Abief, Braskem, Plastivida, Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e ADCE Brasil, externassem ao representante do Vaticano seu apoio ao diálogo para a formação de uma Aliança Global pela Educação Ambiental e Inclusão Social, com protagonismo compartilhado entre os setores. Representantes de todas as organizações reforçaram a crença de que é fundamental o endosso da Santa Sé a essa iniciativa, por meio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O empresário Jaime Lorandi chegou a citar outra encíclica de autoria do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium, emitida em 2013, ao mencionar que os empresários estão cumprindo sua “vocação por multiplicar e tornar os bens deste mundo mais acessíveis a todos”.

“Com isso, também, auxiliamos para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, principalmente aquelas de baixa renda. E não queremos que os bens de artigos plásticos, cada vez mais acessíveis a todos, que nós produzimos, se tornem uma catástrofe ambiental. Entendemos que uma aliança com apoio tão importante tem o poder para provocar grandes mudanças no planeta. Não queremos que os plásticos sejam uma Brumadinho silenciosa em âmbito mundial”, concluiu Lorandi.

Participantes do encontro em São Paulo:

(17/05/2019)

·         Monsenhor Bruno Marie Duffé (França) – Secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé

·         Monsenhor Osvaldo Neves de Almeida (Argentina) – Consultor da Segunda Seção da Secretaria do Estado da Santa Sé, Assistente Espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) Rio de Janeiro e Orientador para o Diálogo com a Santa Sé

·         Rolando Medeiros (Chile) – Presidente da União Cristã Internacional de Dirigentes de Empresas (Uniapac-Internacional)

·         Jaime Lorandi (Brasil) – Articulador do Diálogo Multisetorial, membro da Diretoria Plena da Abiplast, presidente do Simplás e Vice-presidente da ADCE-RS / Uniapac-Brasil

·         Rogério Mani (Brasil) – diretor da Abiplast e presidente da Abief

·         Fernando Sánchez Felipe Campos (Costa Rica) – Vice-presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc) América Latina

·         Loïc Roche (França) – Diretor de Departamento da Fiuc Internacional

·         Irmão Paulo Fossati (Brasil) – Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec)

·         Luis Bameule (Argentina) – Presidente da Uniapac Latino América

·         Sérgio Cavalieri (Brasil) – Presidente da ADCE Brasil