Simplás / O Simplás

História

A história do plástico na região da Serra do Rio Grande do Sul começa com a instalação da primeira indústria de transformação, em Caxias do Sul, no ano de 1949. Foi a partir daí que a vocação industrial da região, até então voltada principalmente para a vinicultura e a metalurgia, passou também a ter o segmento plástico como mais um fator de seu desenvolvimento econômico.

Poucas até a década de 70, as indústrias transformadoras começaram a chegar na década seguinte, tornando a região num importante pólo do setor.

A necessidade de troca de informações técnicas e de mercado impulsionaram a criação, em 24 de agosto de 1989, do Simplás - Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho.

Atualmente, a entidade está instalada em sede própria, localizada junto a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, representando mais de 430 empresas, de 8 municípios da região, responsáveis por aproximadamente 11 mil empregos diretos.

As indústrias de transformação de plástico da região Nordeste consomem 70% da resina utilizada na produção de componentes técnicos e 85% da resina utilizada no setor moveleiro do Estado.

Desde a criação do Simplás, a região presenciou exuberante desenvolvimento industrial, tendo se tornado o principal pólo plástico do Estado e um dos mais destacados do país.

Durante todos esses anos, o Sindicato tem focado sempre o crescimento da indústria de terceira geração, não medindo esforços para proporcionar aos associados qualificação técnica e bons indicadores de negócios, bem como tem sido porta-voz, junto ao poder público, das reivindicações da categoria econômica que representa.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Simplás - Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho

Data de Fundação: 24/agosto/1989

Total de empresas do setor: 436

Total de empregos: 10.965

Base Territorial:

Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real.

 

 

Imagem do plástico from ABIPLAST on Vimeo.

Visão

Ser reconhecido como o melhor Sindicato do Brasil, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor e o bem estar social.

Missão

Tornar as empresas do setor mais competitivas através dos valores de sustentabilidade.

Valores

Desenvolvimento sustentável
Solidariedade
União de esforços
Inovação
Ética

Conheça Nossos Associados