03/07/2017

Simplás rende homenagem a empreendedores Paulo Bellini, Antonio Dottori e Raul Randon

Público de aproximadamente 200 pessoas aplaudiu reconhecimento do sindicato a contribuições para desenvolvimento da indústria de transformação e do país

Três empreendedores de atuação e importância internacional para a indústria de transformação e o próprio desenvolvimento do Brasil obtiveram reconhecimento do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), durante a Reunião-Jantar da entidade na noite do dia 26 de junho, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (RS). Paulo Bellini, Antonio Dottori e Raul Randon (fotos) foram homenageados em uma quebra de protocolo no discurso de abertura do evento, pelo presidente da entidade, Jaime Lorandi.

Presidente emérito da Marcopolo, multinacional com sede em Caxias do Sul e responsável direto pelo estágio atual de desenvolvimento econômico e social da município, Paulo Bellini faleceu no dia 15 de junho, deixando uma lacuna de liderança e pioneirismo na economia do setor de transportes de todo país.

“Uma das marcas mais importantes do Paulo Bellini era ir, todo fim de ano, ao chão de fábrica e cumprimentar, um a um, todos os empregados. Também por iniciativa dele, a Marcopolo foi uma referência e precursora na implementação dos sistemas ISO, que hoje todos nós temos como imprescindíveis, em Caxias do Sul e região. Perdemos um exemplo de liderança ética e humana que este país tanto precisa”, declarou Lorandi.

O dirigente do Simplás também aludiu a uma das mais conhecidas e queridas figuras do setor de transformação plástica do país, o consultor Antonio Dottori, falecido no último sábado (24):

“Um amigo que viajava todo o país ministrando cursos e seminários técnicos, dando treinamentos, participando de feiras e contribuindo para a formação de profissionais e a disseminação de conhecimentos sobre sopro e injeção. Também era o vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico na Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos). E acima de tudo, Antonio Dottori foi um grande incentivador para a realização e o crescimento da Plastech Brasil”.

Por fim, ainda coube homenagem ao empresário Raul Randon, que recentemente foi laureado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Padova, na Itália. A honraria, na disciplina de Ingegneria Gestionale, só é concedida mediante aprovação do Ministério de Educação da Itália.

“Um empreendedor aqui da nossa região, com pouca instrução formal, mas uma capacidade extraordinária, que conquistou o reconhecimento da instituição de ensino que mantém até hoje uma cadeira dedicada a Galileu Galilei”, finalizou Lorandi.

Legenda: Empresário Paulo Bellini

Foto: Júlio Soares / Objetiva Fotografias - Marcopolo